segunda-feira, 30 de março de 2015

Economia colonial



- A relação Metrópole-Colônia é representada através das relações econômicas tipicamente mercantilistas (o “Antigo Sistema Colonial”), com a colônia servindo apenas para gerar os maiores lucros comerciais possíveis, com exclusividade metropolitana, como no esquema acima. Mas, apesar de verdadeira tal relação exploratória, podemos afirmar que houve:
  
. uma importante produção para o consumo interno (pecuária, que se desenvolveu fora da faixa litorânea e foi importante para a conquista dos “sertões”) → Interiorização da colonização, muitas vezes com o trabalho de homens livres e pobres e indo para além do Tratado de Tordesilhas.

. Plantation→ Latifúndio agroexportador, monocultor e escravista. Havia outros tipos de unidade produtiva e por vezes as plantations tinham uma pequena parte com produção diferenciada (ex. mandioca para consumo da fazenda/ dos escravos→ brechas para produção de subsistência nas plantations escravistas).
 . brechas nas relações comerciais (como o contrabando);
    

. comércio intracolonial: trocas entre América (açúcar e cachaça), África (escravos e especiarias) e Ásia (especiais e tecidos)).      

Nenhum comentário:

Postar um comentário