O ludismo (Inglaterra, início do século XIX)→ Destruição de máquinas e sabotagem as indústrias. Dura repressão da polícia.
Cartismo (Inglaterra, 1830-1840)→ Pressão popular organizada sobre o Parlamento, reivindicando participação política e melhores condições de vida, através da “Carta do Povo” e de abaixo-assinados e manifestações.
As ideologias que surgem no Século XIX:
Conjunto de ideias sobre o funcionamento ideal da sociedade, tratando principalmente da questão social (a situação dos trabalhadores na sociedade industrial).
Anarquismo→ Surge no século XIX e tem como objetivo acabar com qualquer tipo de hierarquia. Vê o Estado como um instrumento de opressão. Teve grande adesão de operários e disputou o movimento com os socialistas.

Socialismo→ Surge no início do século XIX. Defende o fim da propriedade privada e da exploração capitalista.
Socialismo Utópico→ Defendia a moralização do capitalismo e a solidariedade entre as pessoas, com a coletivização da produção.
Socialismo Científico→ Desenvolvido principalmente por Marx (Alemanha 1818- Londres 1883). Propôs um caminho para o movimento operário e uma visão científica da questão, sublinhando os interesses irremediavelmente opostos dos burgueses (patrões) e operários, além da necessidade de construção da “ditadura do proletariado”.

Doutrina Social da Igreja Católica→ tomada de posição da igreja sobre a “questão social”, defendendo um capitalismo caridoso e o fim da “luta” entre os diferentes setores da sociedade.
Nacionalismo→ Ideologia que prega a existência de comunidades nacionais, que devem ser soberanas e defendidas por seus habitantes. O bem da nação deveria estar acima do individualismo. É importante notar que há no século XIX a invenção de uma série de “tradições nacionais”. Esta ideologia foi importante para a unificação da Itália (1861) e da Alemanha (1871), que buscaram formar mercados internos e se fortalecer, dada a unificação tardia.
O século também assistiu ao fortalecimento do liberalismo e de lutas pela democracia, como nos levantes de 1848 (a “Primavera dos Povos”), quando trabalhadores urbanos juntaram-se contra governos autoritários (monárquicos) e a exploração industrial na França, Áustria e Prússia.
Décadas de 1850-1870 – A “Segunda Revolução Industrial”:
- Desenvolvimento científico (cada vez mais integrado a indústria)
- Substituição da energia a vapor pela eletricidade e o petróleo.
- Investimento dos bancos nas indústrias, controle efetivo das fábricas.
- A industrialização em outras nações europeias e nos EUA.
-Surgimento de novas tecnologias de transporte (ferrovia e barco a vapor) e de comunicação (telégrafo), facilitando a maior integração dos continentes.

ferrovia - símbolo da segunda revolução industrial
Nenhum comentário:
Postar um comentário