quinta-feira, 16 de junho de 2011

O iluminismo:


- Movimento intelectual e político que defendia o racionalismo e a transformação da sociedade.

- Localização: Século XVIII, especialmente na França e Inglaterra, influenciado pelo renascimento e as revoluções inglesas

-Princípios iluministas:
a) Valorização da razão e da capacidade humana de entendimento, expressa nas ciências → crítica ao poder da igreja e suas explicações sobre a vida.
b) O “direito natural”: Todos nascem iguais e com liberdade → crítica à organização da sociedade baseada nos ideais de prestígio e nascimento e, consequentemente, ao absolutismo.
c) Defesa do liberalismo político (liberdade de expressão e ideia de que o poder deveria vir do povo e servir ao povo, que teria direito a resistência à opressão) e econômico (não intervenção do Estado na economia).

- A filosofia iluminista não foi limitada aos círculos burgueses, esteve presente nos mais diversos espaços e grupos sociais. A circulação das ideias→ por panfletos, pela leitura coletiva, em sociedades secretas (ex. maçonaria) e nos espaços privados.

- Déspotas esclarecidos: Uso de alguns pontos do iluminismo por monarcas absolutistas (“déspotas esclarecidos”), principalmente os econômicos, para a melhoria das contas e algumas reformas administrativas (ex. caso português do Marquês de Pombal). 






Principais filósofos iluministas 
John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo
Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; 
- Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; 
Montesquieu (1689-1755), ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário; 
- Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
- Bento de Espinosa (1632–1672) - defendeu principalmente a ética e o pensamento lógico;
- David Hume (1711-1776) - foi um importante historiador e filósofo iluminista escocês. Refutou o princípio da casualidade e defendeu o livre-arbítrio e o ceticismo radical.
- Adam Smith (1723-1790) - economista e filósofo inglês. Grande defensor do liberalismo econômico.
- Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781) - filósofo e dramaturgo alemão. Defendeu a liberdade de pensamento entre os cristão.
- Immanuel Kant (1724-1804) - importante filósofo alemão, desenvolveu seus pensamentos nas áreas da epistemologia, ética e Metafísica
- Benjamin Constant (1767-1830) - escritor, filósofo e político francês de origem suíça. Defendeu, principalmente, ideais de liberdade individual.

Rousseau

2 comentários:

  1. Muito legal, aprendi bastante sobre o Iluminismo.
    Vlw.

    ResponderExcluir
  2. To no meu ano de vestibular e mesmo fazendo cursinho, nao pego direito as aulas (sou péssima em história). Esse blog ta sendo minha luz no fim do túnel, parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir