segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII):


a) Revolução do processo produtivo, que gerou enormes lucros para a nascente burguesia industrial, criou uma nova classe (os operários da indústria) e fortaleceu ainda mais a Inglaterra.

-b)  Inglaterra,
- a partir da década de 1780→ Inovações na produção (máquinas de fiar à vapor e posteriormente ferrovias, trens e navios). Surgimento das fábricas e grande aumento da capacidade produtiva.
- Razões para o pioneirismo inglês:
   . Acumulação de capital com o comércio naval e forte mercado interno.
   . O “cercamento dos campos”, que tomou maior força nos séculos XVII-XVIII→ As terras de uso tradicionalmente comunal passaram a ser vendidas e os camponeses que delas tiravam seu sustento tiveram que trabalhar por baixos por salários. O trabalho familiar foi substituído e surgiram novos métodos agrários, com a produção principalmente de lã. Os camponeses migravam para as cidades e foram a mão-de-obra das indústrias.
 
c) O mundo das fábricas:
- Fim de formas tradicionais de organização do trabalho e inversão da lógica produtiva: Não era mais o trabalhador que ditava o ritmo da produção, mas a máquina.
- Baixíssimos salários (também pela existência de um grande número de desempregados), sem qualquer tipo de proteção→  altíssimas jornadas de trabalho, super exploração, trabalho infantil e de mulheres (ainda mais mal remunerados) e insalubridade (poluição e trabalho sem proteção). – Situação de miséria.
- Grandes contingentes de trabalhadores (média de 500 por indústria).
-Insatisfação dos trabalhadores com o trabalho e com as condições de vida: sabotagens, quebra do maquinário e demonização da industrialização.
- Controle de trabalho e da vida privada dos operários.
 
o quadro "Os comedores de batata" (acima) de Van Gogh retrata a dura vida dos pobres na Inglaterra da revolução industrial. Notem a falta de comida, a precariedade, o sofrimento e o cansaço nos rostos... O tom sombrio da vida cotidiana também merece destaque.

d) Novas concepções econômicas:
O liberalismo econômico→ A fisiocracia: concepção filosófica criada principalmente por Adam Smith e influenciada pela atividade industrial e pelo iluminismo→ Baseava-se na crítica ao mercantilismo. Defende a existência de leis naturais de mercado, sendo a principal a “lei da oferta e da procura”, onde a concorrência traria benefícios indiscutíveis para a economia.
Adam Smith, "pai" do liberalismo econômico

FILME:
Oliver Twist - ROMAN POLANSKI

O filme se passa na Londres da Revolução industrial e retrata a vida de um garoto pobre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário