1 - China, Índia e Japão: sociedade e tradições
a) O conceito de “Oriente” e o Eurocentrismo.
b) China: Localização e peculiaridades geográficas
Tradições milenares e o apreço a cultura (China: Zhonguo “topo do mundo”) – A vasta filosofia confucionista;
População Rural e dispersa;
As caravanas e as trocas culturais. O exemplo do budismo;
O alto desenvolvimento de métodos produtivos – desinteresse pelos produtos europeus (“bárbaros”).
c) Japão:
A descentralização política dos shoguns.
Isolamento
O Shogun
d) Índia:
O longo processo da formação de castas. Brâmanes: dominação e exclusão. O sistema de castas.
As especiarias e o comércio com distantes ilhas.
A diversidade cultural para além dos indus.
A representação das castas
Apesar de o sistema de castas ter sido abolido oficialmente na Índia, as tradições e a forte religiosidade ainda resistem às ações governamentais e transformações econômicas.
e) O Império Mongol:
Incrível extensão territorial, com partes da atual Coréia, China, Afeganistão e Rússia;
Domínio da “rota da seda” (século XII);
Sua fragmentação: mais um ingrediente da crise ocidental do século XIV
O Império Mongol no Século XIII
f) O Império Turco Otomano:
Regiões do Império Bizantino já vinham sendo dominadas desde o século XI;
1453 – Queda de Constantinopla após vários ataques dos Turcos Otomanos.
2 – Muçulmanos:
a) Religião revelada pelo profeta Maomé no Século VII: Construção de uma nova civilização;
b) Expansão: comércio, produção, território e a propagação da fé (sem imposição religiosa em algumas das regiões conquistadas, ex. Península Ibérica);
d) A fragmentação do Império (séc. IX).
A cidade de Meca
3 – Povos da África ao sul do Saara (séculos XIV e XV):
a) a imagem da África no Ocidente:
Desconsideração das questões étnicas e a insistência na ideia equivocada de “raça”
b) As peculiaridades e as muitas “Áfricas”: tribos, impérios, diversidade religiosa, cultural, dentre outros:
c) A Geografia singular do continente.
d) Guerras endêmicas, as várias formas de escravidão e a questão da religião.
e) Os Portugueses e sua inserção em diferentes sociedades: o exemplo do Reino do Daomé.
f) as regiões fornecedoras de escravos para Portugal e sua possessão americana. Objetivos específicos da aula:
- Caracterizar as diversidades culturais, linguísticas, econômicas e sociais do continente africano.
- Citar que desde tempos imemoriais África, Ásia e Europa já se conheciam e estavam conectadas.
- Definir alteridades e mostrar que estas sociedades também viam o barbarismo no outro (por exemplo, no europeu)
- Relacionar os conteúdos e mostrar que as trocas desenvolvidas pelos Europeus a partir do Século XVI não destoavam das práticas comerciais cotidianas já estabelecidas.
- Caracterizar as diferentes estruturas políticas e/ou culturais.
gostei muito do seu blooger, bem informativo.Edilene pvs bgu04
ResponderExcluirEra o que eu procurava, muito bom, parabéns
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