terça-feira, 7 de junho de 2011

O Oriente e a África nos séculos XIV e XV

1 - China, Índia e Japão: sociedade e tradições
       
a) O conceito de “Oriente” e o Eurocentrismo.

b) China: Localização e peculiaridades geográficas
       Tradições milenares e o apreço a cultura (China: Zhonguo “topo do mundo”) – A vasta filosofia confucionista;
        População Rural e dispersa;
       As caravanas e as trocas culturais. O exemplo do budismo;
       O alto desenvolvimento de métodos produtivos – desinteresse pelos produtos europeus (“bárbaros”).
       
c) Japão:
        A descentralização política dos shoguns.
        Isolamento
        
O Shogun

d) Índia:
       O longo processo da formação de castas. Brâmanes: dominação e exclusão. O sistema de castas.
       As especiarias e o comércio com distantes ilhas.
       A diversidade cultural para além dos indus.
       
A representação das castas
As castas
Apesar de o sistema de castas ter sido abolido oficialmente na Índia, as tradições e a forte religiosidade ainda resistem às ações governamentais e transformações econômicas.

e) O Império Mongol:
       Incrível extensão territorial, com partes da atual Coréia, China, Afeganistão e Rússia;
     Domínio da “rota da seda” (século XII);
     Sua fragmentação: mais um ingrediente da crise ocidental do século XIV

   
O Império Mongol no Século XIII

    f) O Império Turco Otomano:
     Regiões do Império Bizantino já vinham sendo dominadas desde o século XI;
     1453 – Queda de Constantinopla após vários ataques dos Turcos Otomanos.
 Mapa do Império Turco-Otomano em seu auge

2 – Muçulmanos:
    a) Religião revelada pelo profeta Maomé no Século VII: Construção de uma nova civilização;
     b) Expansão: comércio, produção, território e a propagação da fé (sem imposição religiosa em algumas das regiões conquistadas, ex. Península Ibérica);
    d) A fragmentação do Império (séc. IX).

   A cidade de Meca

3 – Povos da África ao sul do Saara (séculos XIV e XV):
    a) a imagem da África no Ocidente:
    Desconsideração das questões étnicas e a insistência na ideia equivocada de “raça”
    b) As peculiaridades e as muitas “Áfricas”: tribos, impérios, diversidade religiosa, cultural, dentre outros:
    c) A Geografia singular do continente.
    d) Guerras endêmicas, as várias formas de escravidão e a questão da religião.
    e) Os Portugueses e sua inserção em diferentes sociedades: o exemplo do Reino do Daomé.
    f) as regiões fornecedoras de escravos para Portugal e sua possessão americana. 




Objetivos específicos da aula:

- Caracterizar as diversidades culturais, linguísticas, econômicas e sociais do continente africano.

- Citar que desde tempos imemoriais África, Ásia e Europa já se conheciam e estavam conectadas.

- Definir alteridades e mostrar que estas sociedades também viam o barbarismo no outro (por exemplo, no europeu)

- Relacionar os conteúdos e mostrar que as trocas desenvolvidas pelos Europeus a partir do Século XVI não destoavam das práticas comerciais cotidianas já estabelecidas.

- Caracterizar as diferentes estruturas políticas e/ou culturais.

2 comentários:

  1. gostei muito do seu blooger, bem informativo.Edilene pvs bgu04

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  2. Era o que eu procurava, muito bom, parabéns

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